terça-feira, 26 de setembro de 2023

Vereadora Fátima Carmino encontra vacinas vencidas em fiscalização no Centro de Zoonoses

A vereadora Fátima Carmino (PT) realizou uma visita ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e à Sala Municipal de Castração, com o objetivo de avaliar as condições atuais e as necessidades dessas instalações essenciais para o bem-estar dos animais e a saúde pública.

A vereadora compartilhou suas preocupações após a visita e destacou a necessidade urgente de melhorar as condições de trabalho e fornecer recursos adequados para ambas as instalações.

No Centro de Controle de Zoonoses, a vereadora Fátima Carmino identificou um problema crítico - duas geladeiras com vacinas vencidas, uma delas contendo material suficiente para vacinar 200 animais. A campanha de vacinação, que deveria ter ocorrido nos primeiros meses do ano, foi adiada devido à falta de recursos, incluindo luvas, seringas, caixas descarpack, água, alimentação e transporte para a equipe.

Além disso, a falta de um veículo e de um telefone institucional foi destacada como uma necessidade urgente para melhorar a eficiência do Centro de Controle de Zoonoses. A vereadora também enfatizou a importância de realizar concurso público para a contratação de médicos veterinários e técnicos em veterinária, já que atualmente existem apenas 6 veterinários efetivos, dos quais apenas 3 estão disponíveis para o CCZ. A limpeza do CCZ e da Sala de Castração também foi apontada como uma necessidade crítica, assim como reformas no próprio Centro de Controle de Zoonoses.

 

A Sala de Castração é um projeto pelo qual o mandato da vereadora Fátima Carmino tem trabalhado incansavelmente desde 2013. Durante o quadrimestre de maio a agosto, foram castrados 392 animais na Sala de Castração, e a aquisição do bisturi elétrico foi um avanço significativo que acelerou os procedimentos. A vereadora destinou uma emenda impositiva de mais de 40 mil reais para a compra deste equipamento.

Graças a uma emenda impositiva no valor de mais de 70 mil reais de seu mandato, a vereadora conseguiu viabilizar a contratação de mais um veterinário para atuar na Sala de Castração. No entanto, ainda há desafios a serem superados, incluindo a necessidade de adquirir uma mesa cirúrgica adicional e outro bisturi elétrico. Além disso, é urgente a contratação de 2 técnicos de veterinária, uma vez que o único disponível atualmente é o Técnico de Análises Clínicas do CCZ, que tem prestado assistência na Sala de Castração.

A visita da vereadora Fátima Carmino ressalta a importância de investir em infraestrutura e recursos para garantir o bem-estar dos animais e o funcionamento eficaz dessas instalações essenciais para Parnaíba. O compromisso com a causa animal e a saúde pública continua a ser uma prioridade em seu mandato, e ela insiste para que as autoridades possam agir com urgência para abordar essas questões críticas.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba