quinta-feira, 20 de julho de 2017

Designers belgas participam de intercâmbio cultural em associação de trançados de Parnaíba

A troca de experiências, divulgação da cultura parnaibana através do artesanato está sendo objeto da segunda edição do Programa de Intercâmbio Cultural – Troca de Saberes em parceria com a Associação de Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel do Bairro Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, norte do Estado do Piauí.
Os membros da associação utilizam fibras retiradas da palha da carnaúba para confecção do trabalho artesanal. O grupo conta com a participação de famílias da comunidade. A técnica dos trançados une pontos e tramas e desta arte, surgem objetos utilitários a bens decorativos.
O programa de intercâmbio trouxe para compartilhar experiências no Bairro de Ilha Grande de Santa Isabel, em Parnaíba, três designers da Bélgica, que tem uma relação afetiva com o Brasil que já trabalham em projetos como “Feito a Mão” e comunidades tradicionais.
De acordo com Camila Pinheiro, responsável pela comunicação social dos designers, a intenção foi trazê-los para uma comunidade tradicional brasileira, onde há uma força forte de produção artesanal popular como principal atividade econômica da região e realizar uma imersão, uma residência desses designers na comunidade e trabalhar com os artesãos criando e trocando experiências.

A presidente da Associação de Trançados da Ilha Grande de Santa Isabel, Serrate Maria Sousa Gonçalves, relatou da importância da presença dos visitantes e disse que todos que compõe a associação ficam lisonjeados com a escolha da comunidade para fazer parte do programa.
O programa de intercâmbio cultural proporcionará várias atividades, nelas os belgas levarão experiências locais, conhecendo a comunidade a aprendendo sobre a vivência dos moradores, como também, acompanhar todo o processo de extração da palha da carnaúba e as técnicas para a produção artesanal.
O grupo ficará junto a comunidade até o início de agosto, tempo suficiente para conhecer as habilidades e riquezas culturais do povo parnaibano. Após a troca de experiências, as peças confeccionadas pelos artesãos da associação serão expostas no MADE Mercado – Arte – Desing, uma feira internacional de Design Colecionável. Após o evento, produtos do artesanato de Parnaíba serão levados para a Bélgica.  

Por Tacyane Machado