quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: Psicólogas fazem sensibilização sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho

A campanha Setembro Amarelo reforça a necessidade de se falar sobre a prevenção de suicídios. Nesse ano, a campanha traz o tema “Agir Salva Vidas”, cujo objetivo é mostrar a importância do tratamento das pessoas para evitar esse mal.


Por isso, a Clínica Fisiolife colocou em prática um projeto que tem como foco, o diálogo sobre psicologia, prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, mas também voltadas para as questões organizacionais, sendo o trabalho um espaço de promoção de saúde, pois devido a pandemia, muitos adoecimentos eles acabam sendo enfatizados ou produzidos. As informações são da psicóloga Mayara Sales integrante do projeto.

“Essa iniciativa em falar de promoção de saúde é bem intencionada no sentido de falar para as organizações sobre como o trabalho é encarado pode ser encarado como algo mais leve, que os conflitos existem, mas que todos podem buscar estratégias em função de uma equipe de trabalho onde as relações possam vim a ser menos conflituosas e que possam promover um espaço de saúde mental”, disse a psicóloga.

Entre os locais visitados pela equipe, a Capitania dos Portos do Piauí, que reuniu seus militares para ouvir sobre a temática.

Dados sobre suicídios

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo. O Brasil é um país com taxas crescentes, apesar da escassez de indicadores epidemiológicos, corresponde a mais de 5% das mortes por causas externas.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba
Dados sobre suicídios – Ministério da Saúde