Durante o uso da Tribuna
Livre, em sessão legislativa da Câmara Municipal de Parnaíba, a representante
de um grupo de pais, a servidora pública da rede municipal de ensino, Andrea
Olival, tratou sobre questões referentes ao retorno das aulas presenciais e
distribuição dos kits de merenda escolar para os alunos da rede.
A servidora e mãe de alunos da rede municipal lembrou de casos de vítimas da Covid na escola onde seus filhos estudam. Enfatizou a importância de garantir a estrutura necessária para o retorno seguro das aulas presenciais.
Andrea Olival revelou que após o anúncio de retorno às aulas, houve a orientação por parte da Seduc, de fechamento dos grupos de whatsapp, meio pelo qual os alunos recebiam aulas remotas, na semana em que o Calendário Escolar marca a revisão de conteúdos para as avalições bimestrais. Ou seja, os alunos que optaram pelo ensino remoto são condicionados a aceitarem o ensino presencial.
A servidora ressalta ainda que, a possibilidade apontada pela Seduc como alternativa de ensino remoto seria o aluno acompanhar o Programa Escola na TV, que apesar da qualidade não contempla em carga horária e conteúdos os requisitos necessários para garantir uma educação de qualidade para os nossos filhos e não atende aos alunos com necessidades auditivas e alunos com autismo.
Outro assunto pautado no uso
da tribuna diz respeito a entrega dos kits de merenda escolar. A servidora disse
que conforme dispositivo legal, a entrega dos kits deveria ter sido feita desde
o ano passado.
“Em 2020, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE, Parnaíba recebeu o valor de R$ 1.840.000,00 (um milhão e oitocentos e quarenta mil reais) para aquisição de merenda. Embora esse valor, somente uma vez fora entregue os referidos kits e estes destinados apenas as famílias beneficiadas do Programa Bolsa Família, kits organizados a partir do restante de estoque de merenda já existente”.
Ainda referente a merenda, Andréa apontou que conforme dados do FNDE, em 2021, no período de janeiro de a setembro do ano vigente, Parnaíba recebeu o valor de R$1.540.890,90 (um milhão e quinhentos e quarenta mil e oitocentos e noventa reais e noventa centavos) em recursos destinados a merenda, mas até o presente momento somente um kit referente ao mês de agosto foi entregue sendo que nem todas as famílias de alunos estão sendo contempladas”.
Outros pontos também foram colocados pela servidora no decorrer de sua fala.
A autora da proposição para o uso da tribuna, vereadora Fátima Carmino (PT), disse mais uma vez em seu discurso sobre o assunto, que não se trata somente da questão estrutural das escolas, mas a preocupação com a vida das pessoas. A parlamentar que já apresentou três requerimentos que tratam dessa pauta disse que continuará acompanhando e não deixará de cobrar o que for adequado para os munícipes.
Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba