Discussão, comunicação e entendimento: essas foram
as palavras-chaves do encontro realizado nesta quinta-feira (16) entre
magistrados, promotores, delegados e policiais militares da região Norte do
estado. O encontro foi realizado no Fórum Desembargador Salmon Lustosa, na comarca de
Parnaíba, e proporcionou um debate acerca da Lei 13.896, de 5 de setembro de
2019, a popular Lei de Abuso de Autoridade, e suas aplicações.
Para o magistrado
Carlos Augusto Arantes, juiz da Vara Única de Cocal, o encontro foi muito
oportuno por permitir a discussão da unificação de procedimentos em relação aos
presos em flagrante.
“Muito do que se fazia antes da nova lei não vai mais ser feito. Um dos focos do encontro foi orientar as autoridades a fim de se evitar eventual prática de abuso, tal como configurado na nova legislação”, declarou. O juiz também sentiu que há tranquilidade entre as autoridades, apesar das novidades.
A magistrada Ivani de Vasconcelos, juíza titular da 1.ª Vara Criminal de Parnaíba, também enfatizou a padronização das ações de magistrados, promotores, delegados e PMs à luz da nova legislação. “Importa que as nossas decisões sejam uníssonas, principalmente nas audiências de custódia”, comentou, ressaltando que foi discutida a implementação de ferramenta de comunicação entre os membros dos diversos órgãos do sistema de Justiça na região. Uma nova reunião deverá ser realizada pelo grupo na segunda quinzena de fevereiro.
Lei 13.896
A chamada Lei de Abuso de Autoridade define os crimes de abuso de autoridade, cometidos por agente público, servidor ou não, que, no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las, abuse do poder que lhe tenha sido atribuído.
Fonte: TJ/PI