sábado, 2 de novembro de 2019

Piauiense 2020: clubes mantêm disputa em turno e returno; estadual inicia 19 de janeiro

Clubes e Federação de Futebol do Piauí (FFP) definiram nesta terça-feira o modelo de disputa do Campeonato Piauiense 2020. Depois de quatro anos, o campeonato estadual volta a ter oito clubes na briga pelo título de campeão: River-PI, Flamengo-PI, Piauí, Altos, Timon-PI, Parnahyba, Picos e 4 de Julho começam o torneio no dia 19 de janeiro. A previsão para o campeão ser conhecido é no dia 21 de abril.

Imagem: Globo Esporte
O modelo de disputa do Piauiense 2020 é o mesmo da edição 2019, com jogos em turno e returno, fugindo das tradicionais Taça Estado Piauí e Taça Cidade Teresina. Os quatro primeiros avançam às semifinais (com duelos de ida e volta) e a decisão também acontece em 180 minutos. A tabela com os jogos da fase de classificação deve ser liberada pela FFP na próxima semana, até quarta-feira.

VAGAS EM JOGO

        Campeão: garante a Copa do Brasil 2021, fase de grupos da Copa do Nordeste 2021 e Série D do Campeonato Brasileiro 2021.
        Vice-campeão: Copa do Brasil 2021 e segundo representante do estado na Série D.
        Melhor clube no ranking nacional de clubes 2020: disputa o pré-Nordestão.

PIAUIENSE 2020

        Início: 19 de janeiro
        Fim: 21 de abril (previsão)
        Festa de encerramento: 22 de abril
        Fase de classificação: 14 rodadas. Times fazem jogos de turno e returno, com os quatro primeiros avançando às semifinais
        Fase semifinal: duas datas (jogos de ida e volta)
        FINAL: duas datas (jogos de ida e volta)
        O regulamento do estadual 2020 também não traz modificações. A novidade será a zona do rebaixamento, com dois clubes. As equipes com as piores campanhas vão disputar a Série B do Piauiense de 2021.

A reunião na sede da FFP contou com dirigentes de sete dos oito clubes. A ausência foi a do Parnahyba, que não mandou representantes. Segundo a entidade, o Azulino informou à federação que qualquer decisão tomada seria acatada. O Presidente da FFP, Robert Brown, explicou que a fórmula de disputa foi bem aceita pelos clubes. Não houve polêmicas.

Fonte: R10