domingo, 3 de novembro de 2019

Em Parnaíba, candidatos comparecem em grande número em primeiro dia de provas do Enem

Professora Marisa Ribeiro fez análise do tema da Redação para o Blog Extra Parnaíba

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem ocorreu neste domingo, 03 de novembro, em todo o país. Em Parnaíba, um grande número de alunos compareceu aos locais de prova para enfrentar 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação. Durante a tarde, não houve nenhum problema que causasse transtornos durante a aplicação do exame.


Esse ano, o Enem trouxe em sua prova de Redação, o tema “democratização do acesso ao cinema no Brasil”. A professora de Língua Portuguesa da rede pública estadual e privada de Parnaíba, Marisa Ribeiro fez a sua análise para o Blog Extra Parnaíba. “Durante o ano, trabalhamos muito as questões culturais. Nós temos trabalhado a pouca oportunidade que é dada ao público de baixa renda, de classes sociais menos abastadas, como valores altos de ingressos para o cinema, teatro. Nesse âmbito, não foge à abordagem”.

Segundo a professora de produção textual, o que dificultou um pouco, foi delimitar para a questão do cinema. “Este ano foram cortados recursos da Ancine, cancelaram a exibição do filme sobre Marighella, o valor dos ingressos é altíssimo, em contrapartida, houve inúmeros debates este ano sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais". 

"Nós temíamos que o tema fosse algo mais parecido com a postura do governo, algo mais voltado para as questões tradicionais. Mas, veio com a cara do Enem que a gente conhece, com uma abordagem mais reflexiva, que levasse os alunos a analisar o que ocorreu esse ano, o que pode influenciar na arte, na cultura do brasileiro. É um tema bom de se escrever. Considero que o tema foi uma surpresa, mas uma surpresa boa”.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba