A
Capitania dos Portos do Piauí realiza nesta quarta-feira(23), uma nova limpeza
na praia Peito de Moça, em Luís Correia (a 340 km de Teresina). A faxina
acontece quase um mês depois que as algumas manchas de óleo apareceram na faixa
de areia de seis praias do litoral piauiense.
Segundo
a Marinha, o trabalho é "apenas um pente fino e serve como uma faxina mais
apurada em pequenos pontos que ainda estavam na praia".
Desde o dia 30 de setembro, o Piauí não registra mais manchas de óleo na faixa litorânea. Os órgãos ambientais continuam em alerta, porque como ainda há muito óleo pelo litoral nordestino, é imprevisível para onde ele possa se dirigir por causa das marés.
Peixes-bois
A Comissão Ilha Ativa divulgou uma nota em suas redes sociais informando que há desaparecimento de peixes-bois do estuário Timonha e Ubatuba em Cajueiro da Praia, relacionados ao vazamento de óleo. Informaram que a diminuição da frequência de avistagem neste período é natural devido à alta salinidade.
A Comissão relata que foi encontrado óleo associado a capim-agulha somente na última semana de setembro na faixa de areia, mas que “esse fato não ocasionou o desaparecimento dos animais”. E acrescentou que “os bancos de alimentação foram monitorados, mas não foram registradas manchas de óleo até o momento”, destacou.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semar) contabilizou a retirada de 100 quilos de substância oleosa de seis praias do Piauí: Pedra do Sal (Parnaíba), Peito de Moça, Arrombado, Coqueiro e Atalaia (em Luís Correira) e Praia da Lama (Cajueiro da Praia).
Fonte: Cidade Verde