A
Copa da Rússia vai começar a esquentar de vez. Nesta quinta-feira (28), Colômbia, Japão, Inglaterra e Bélgica fecharam o
grupo das 16 seleções que disputarão a fase oitavas de final a partir do próximo
sábado (30). A tabela completa você vê a seguir.
A
Colômbia ficou com a vaga ao bater Senegal por 1 a 0, e o Japão, pelo critério
de menor número de cartões amarelos recebidos, ficou com a segunda colocação do
Grupo H, mesmo com a derrota para a já eliminada Polônia.
Brasil, Suíça, França, Dinamarca, Argentina, Croácia, Uruguai, Rússia, Espanha, Portugal, Suécia e México também deixaram os rivais para trás e se confirmaram entre as 16 melhores da atual edição do Mundial.
Confira a tabela completa das oitavas de final da Copa
Sábado (30/6)
França (1º C) x Argentina (2º D) - 11 horas
Uruguai
(1º A) x Portugal (2º B) - 15 horas
Domingo (1/7)
Espanha (1º B) x Rússia (2º A) - 11 horas
Croácia
(1º D) x Dinamarca (2º C) - 15 horas
Segunda (2/7)
Brasil (1º E) x México (2º F) - 11 horas
Bélgica
(1º G ) x Japão (2º H) - 15 horas
Terça (3/7)
Suécia (1º F) x Suíça (2º E) - 11 horas
Colômbia
(1º H) x Inglaterra (2º G) - 15 horas
As rodadas decisivas de cada grupo
Pelo Grupo A, a Rússia, anfitriã do torneio, e que vinha sendo apontada como sensação após duas boas vitórias — 5 a 0 na Arábia Saudita e 3 a 1 no Egito — perdeu a invencibilidade e a primeira posição na chave.
O responsável pela tristeza da torcida local foi o Uruguai, que também entrou em campo com 100% de aproveitamento. Luis Suárez, cobrando falta, Cheryshev (contra) e Cavani marcaram os gols da vitória por 3 a 0 e classificaram os uruguaios na primeira colocação.
No jogo dos eliminados da chave, a Arábia Saudita levou a melhor sobre o Egito, do craque Mohamed Salah: 2 a 1 e despedida honrosa do Mundial. Para o craque egípcio, sobrou o consolo de ter marcado seu segundo gol na Copa.
VAR define posições do Grupo B
O Grupo B também definiu os classificados — e os adversários de Rússia e Uruguai nas oitavas de final — nesta segunda-feira. E quem chamou a atenção dos holofotes foi o árbitro de vídeo (VAR).
A tecnologia entrou em campo de maneira decisiva nos dois jogos. Na partida da Espanha, foi acionado e validou o gol de empate da Espanha diante de Marrocos, antes anulado por um suposto impedimento.Os campeões mundiais de 2010 ficaram com a classificação ameaçada, mas garantiram a liderança do grupo graças ao Irã.
Os iranianos marcaram, em pênalti assinalado pelo VAR, um gol de pênalti, e arrancaram empate por 1 a 1 com Portugal.
O resultado levou a seleção lusitana para o segundo lugar da chave. Portugal abriu o placar com um golaço de Quaresma e poderia ter feito 2 a 0, mas Cristiano Ronaldo perdeu uma cobrança de pênalti (também assinalado pelo auxílio da tecnologia).
Argentina sofre, mas avança. França e Dinamarca são vaiadas
A Argentina, de Lionel Messi, sofreu, mas garantiu sua classificação ao bater a Nigéria por 2 a 1, com boa atuação de seu camisa 10.
A outra vaga do Grupo D ficou com a Croácia, que manteve os 100% de aproveitamento ao passar pela Islândia, também por 2 a 1.
Pelo Grupo C, as duas vagas ficaram com França e Dinamarca, que empataram por 0 a 0 sob vaias da torcida e avançaram.
No outro jogo do grupo, o Peru bateu a Austrália por 2 a 0 e se despediu na terceira posição.
A
quarta-feira (27) começou com a definição do Grupo F e uma surpresa gigante. A
"Maldição" da Copa voltou a atacar e decretou a eliminação prematura
da Alemanha da Copa.
Os germânicos foram surpreendidos pela Coreia do Sul, perderam por 2 a 0 e terminaram o grupo na terceira posição, já que na outra partida a Suécia atropelou o México, fez 3 a 0 e fechou a chave na primeira colocação.
Brasil passa em primeiro e pega o México
A
Seleção Brasileira fez o que dela se esperava e, com gols de Paulinho e Thiago
Silva, bateu a Sérvia por 2 a 0 e garantiu a primeira colocação do Grupo E.
A Sérvia foi eliminada e a segunda vaga do grupo ficou com a Suíça, que empatou por 2 a 2 com a Costa Rica e agora encara a Suécia nas oitavas.
Senegal se despede e Japão passa nos cartões
O penúltimo grupo a ser definido foi o H, que teve os duelos entre Senegal e Colômbia e Polônia e Japão na manhã de sexta-feira (28).
A maior surpresa ficou por conta da eliminação senegalesa, já que os africanos precisavam somente de um empate contra a Colômbia para seguir adiante, mas acabaram derrotados por 1 a 0.
Esse resultado, combinado com a derrota do Japão para a já eliminada Polônia, decretou a passagem colombiana como primeira da chave, e a do Japão em segundo, pelos critérios de desempate - levou menos cartões amarelos do que Senegal.
Bélgica mantém 100%
Bélgica e Inglaterra se enfrentaram já classificadas no Grupo G, mas faltava definir quem seria a campeã do grupo. E nenhuma das duas seleções se esforçou para terminar a chave na ponta, o que fez a torcida vaiar as duas equipes ao fim do primeiro tempo.
No início da etapa
final, no entanto, tudo mudou. A Bélgica voltou com mais vontade e, com um
golaço de Adnan Janujaj, venceu por 1 a 0, manteve os 100% de aproveitamento e
"roubou" a primeira posição da chave dos ingleses.No outro jogo da
chave, o Panamá tentou
conseguir sua primeira vitória em Copas e saiu na frente da Tunísia, mas acabou cedendo a
virada no segundo tempo e perdeu por 2 a 1.
Fonte: Sport