domingo, 25 de março de 2018

PARNAÍBA: Maçons prestigiam Congresso Maçônico Delta do Parnaíba

Foi realizado no último sábado e neste domingo, o Congresso Maçônico Delta do Parnaíba - CMDP. As atividades estão sendo desenvolvidas no auditório da Associação Comercial de Parnaíba – ACP. No evento, participantes de vários estados, como Maranhão e Brasília. O Rito Escocês Antigo e Aceito, tema central, foi trabalhado através de palestras e outras discussões.
Marcaram presença no congresso, o primeiro coordenador do Grão Mestre da região do Delta, Elias Alencar, que disse que, o congresso nasceu de um sonho da maçonaria em querer mais estudos para as lojas da região e disse que há a perspectiva, que o evento se torne uma atração nacional.
Primeiro coordenador do Grão Mestre da região do Delta, Elias Alencar

O Grão Mestre Estadual (Maranhão), João Soares Gomes Filho informou que o encontro é uma oportunidade de reciclagem sobre os ritos praticados pelos maçons no Brasil que é o Rito Escocês Antigo e Aceito. “É um evento que consiste em congregar irmãos de todo o Estado do Piauí, como também, de outros estados, com o objetivo de aprendermos mais sobre a realização correta do rito escocês”.
Grão Mestre Estadual (Maranhão), João Soares Gomes Filho

Entre os palestrantes, o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante, que explanou sobre Alarico da Cunha. “O maçom deve ter uma vida pautada em bons exemplos e o tema da nossa palestra foi Alarico da Cunha, pois ele foi um dos maiores exemplos de irmãos maçons que podemos registrar na história do Piauí, na história do Brasil”.
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac no Piauí, Valdeci Cavalcante

De acordo com Cavalcante, Alarico dedicou sua vida ao humanismo e a servir a humanidade e não se preocupou em acumular fortuna financeira. “Todo o seu tempo dedicado aos estudos e ao conhecimento o foi para servir a humanidade. Um homem que construiu a Santa Casa de Misericórdia, a União Caixeral, ajudou a construir o Ginásio São Luís Gonzaga, que estava junto no Abrigo São José, com o Preventório, auxiliou na Estrada de Ferro, na Igreja São Sebastião, ajudou a construir o Colégio das Irmãs. Ele serviu a humanidade como um todo”, ressaltou.

Valdeci também disse que Alarico da Cunha fundou “Perseverança do Bem”, primeiro Centro Espírita de Parnaíba, que em 2018, completará 100 anos em atividade no município e foi colaborador durante toda a vida.

Entre outras conquistas, também fundou uma loja maçônica e foi seu venerável durante 18 anos e por 20 anos atuou como orador. “Um homem que atingiu o quinto nível de consciência e foi um homem que ainda em vida, chegou a Deus”, afirmou Valdeci Cavalcante.

Mais informações

O Rito Escocês Antigo e Aceite ou R.·.E.·.A.·.A.·. é um Rito dentro da Maçonaria, que deriva do Rito de Heredom e da época da fuga dos Cavaleiros Templários para a Escócia.

Ligados ao Antigo Testamento e à lenda de Hiram (lenda base da Maçonaria simbólica) julga-se que alguns dos ritos descritos eram praticados por outras ordens secretas existentes em França como os Martinistas, na Alemanha como os Illuminatti e os Rosa-Cruz e na Escócia como os Templários (estes refugiados nesse país depois da sua perseguição nos Grêmios ou Lojas da classe profissional dos Pedreiros Livres aí existentes).

Por Tacyane Machado