quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Vereadora Fátima Carmino homenageia instrutores do Proerd na Cãmara de Parnaíba

Instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – Proerd foram homenageados pela Câmara Municipal em sessão solene de outorga da Medalha Mérito Legislativo. A honraria foi concedida através de projeto de autoria da vereadora Fátima Carmino (PT) e aprovado pelos parlamentares da casa.
Na ocasião estiveram presentes, a vereadora Fátima Carmino, a coordenadora estadual do Proerd, major Elizete Lima, o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, tenente-coronel Adriano de Lucena, vereadores, os homenageados, familiares e amigos.
Em sua fala, a vereadora Fátima Carmino disse que admira o trabalho desenvolvido pelo programa e por isso a iniciativa em homenagear os instrutores que lidam diretamente com essa atividade, que segundo ela, é uma causa humana que se tornou uma das mais importantes. A parlamentar ressaltou a grandiosidade do programa e a presteza com que cada militar se organiza para buscar trabalhar a prevenção.
Elizete Lima agradeceu em nome de todos os instrutores a honraria e disse que cada instrutor faz o trabalho se tornar grandioso, pois ninguém faz nada sozinho. Ela ressaltou que o programa vai passar por uma reestruturação e Parnaíba deverá sediar um curso de formação do Proerd e que novos instrutores deverão se somar aos outros para o trabalho já desenvolvido.
A vereadora Fátima Carmino foi homenageada com uma medalha de Amigo do Proerd, esta entregue pelo tenente-coronel Adriano Lucena.

PROERD

O Proerd é um programa de prevenção ao uso indevido de drogas aplicado por policiais militares, que ministram aulas para jovens da pré-escola, ensino fundamental e para os pais, visando, enquanto atividade preventiva ensiná-los a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

O principal objetivo é sensibilizar os jovens sobre o risco do consumo de drogas e os males que podem causar.

Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de lições com a utilização de uma cartilha, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos. Ao final do curso, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

Além de manter as crianças longe das drogas, com o PROERD, a Policia Militar tem a possibilidade de fazer a aproximação do Policial Militar com a comunidade, já que ele trabalha com os alunos em sala de aula, fardado, na presença também do professor, fazendo com que haja uma melhor interação entre a PM e a sociedade.

Por Tacyane Machado