domingo, 10 de novembro de 2019

Lançado oficialmente, o Coletivo de Mulheres do PT de Parnaíba Maria do Amparo Moraes dos Santos

Em atividade realizada ontem (09/11), no auditório do Centro Estadual de Tempo Integral – CETI Lima Rebelo, Bairro Nova Parnaíba, foi lançado oficialmente, o Coletivo de Mulheres do PT Maria do Amparo Moraes dos Santos. O evento contou com a participação das militantes e de convidados, entre eles, amigos e familiares da homenageada.


Maria do Amparo Moraes dos Santos

Nasceu na região de Cocal no dia 01 de agosto de 1959. Desde criança desenvolveu o espírito de solidariedade para com o seu próximo. Foi professora da rede pública de ensino, graduada em Teologia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e História pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Participou do grupo Juventude de Amor e Trabalho – JAT, na comunidade Guarita, em Parnaíba, onde dedicou-se à catequese de crianças.

Integrou as equipes de coordenação da Pastoral de Juventude do Meio Popular - PJMP e das Comunidades Eclesiais de Base - CEB’S, em nível local e diocesano. Essa trajetória a levou para uma militância firme e atuante na Associação de Professores do Estado do Piauí – APEP.


Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1985, pelo qual foi candidata a vereadora em 1992. Sempre participou de decisões importantes para a construção do partido. Ainda na década de 90, assumiu a função de educadora social no projeto social da Diocese de Parnaíba, passando a residir em Esperantina, organizando grupos de quebradeiras de coco e trabalhadores rurais. Pelo mesmo projeto, desenvolveu trabalho de organização e cooperativismo com mulheres tecelãs em Pedro II, com caprinocultores e apicultores em outras áreas da Diocese.

Fundou com outros companheiros, o Centro Regional de Assessoria Comunitária – CERAC, Ong que presta relevante serviço às comunidades e cooperativas da região norte do Estado. Também participou da organização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Parnaíba.

Deixou o convívio de seus pares, no dia 17 de dezembro de 2004, vítima de um acidente automobilístico.

Homenagem

Um grupo de mulheres militantes decidiu em reunião, homenageá-la devido a relevância de seu trabalho para a construção social.

O evento contou com a participação de membros do coletivo, entre eles, a coordenadora do Coletivo, professora Rosário Alves, vereadora Fátima Carmino, a coordenadora estadual de política para mulheres e secretária de mulheres do PT, Zenaide Lustosa, amigos da homenageada, entre eles, a professora Jesus Marques, Francisco Dourado e Fátima Moraes, irmã de Maria do Amparo Moraes.

Coletivo de Mulheres

O grupo de mulheres tem realizados diversas atividades, palestras que tem como foco, a importância da participação da mulher na política, combate à violência contra a mulher, como também ações sociais. As ações são organizadas nas reuniões que acontecem todas as terças-feiras, às 19h, na Sede do Partido dos Trabalhadores, localizado na Rua Antonieta Veloso, Bairro Rodoviária.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba