domingo, 6 de outubro de 2019

CONSELHO TUTELAR: Após problemas em locais de votação, candidatos pedirão anulação das eleições em Parnaíba

Marcada para esse domingo em todo o país (06), a eleição para conselheiros tutelares de Parnaíba iniciou com vários problemas de organização, entre eles, seções fechadas, listas de eleitores que não condizem com local de votação, nomes de eleitores não aparecem em seus locais de votação, urnas trocadas, locais que abriram às 9h. De acordo com candidatos, o fato já foi comunicado ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

Candidatos no prédio da Sedesc

Por conta disso, os candidatos foram à sede da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e Cidadania, solicitar que a eleição seja anulada, visando a lisura do processo. Um dos candidatos relatou ao Blog Extra Parnaíba, que muitos eleitores voltaram para suas casas ao se deparar com os problemas e não retornarão, já que a votação não é obrigatória.

Confira o vídeo de um dos locais de votação!


Eleições

O processo tem validade para o mandato 2020-2023. A última eleição para o Conselho Tutelar ocorreu em 2015 e o mandato de conselheiro dura quatro anos.

Como atua o Conselho Tutelar?

Os conselheiros tutelares agem em defesa dos direitos da criança e do adolescente em situações de vulnerabilidade. O processo de escolha dos conselheiros e suplentes abrange três fases: prova escrita, capacitação e eleição por voto facultativo.

Os eleitos serão nomeados em cargos em comissão por ato do prefeito Mão Santa para o exercício do mandato de quatro anos. As eleições dos conselhos tutelares, unificadas em todo o país, ocorrem a cada quatro anos, no primeiro domingo de outubro.

Por Tacyane Machado – Blog Extra Parnaíba