segunda-feira, 11 de junho de 2018

Rejane Dias propõe alterar e padronizar nomenclatura das pessoas com deficiência na Constituição Federal

A deputada federal Rejane Dias (PT-PI) submeteu a um terço dos deputados da Câmara dos Deputados, o acolhimento das assinaturas para apresentação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com o propósito de modificar, formalmente, os artigos 7, 23, 24, 37, 40, 41, 203, 208, 227 e 244 da Constituição Federal a fim de alterar e padronizar a correta nomenclatura das pessoas com deficiência.
Rejane Dias observa que atualmente os diversos dispositivos constitucionais ainda as tratam como “pessoas portadoras de deficiência”. Ocorre que a nomenclatura adequada e difundida atualmente é a denominação “pessoas com deficiência”.

“A alteração constitucional, embora aparentemente simples e de cunho apenas estético, traz consigo uma verdadeira mudança de paradigmas e de valorização desse importante segmento social”, justifica a parlamentar. 

Rejane destaca também, que um importante avanço no reconhecimento da relevância social das pessoas com deficiência foi a Edição do Decreto Presidencial Nº 6.949/2009, que promulgou a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.

Por Tacyane Machado - Blog Extra Parnaíba