Se
você está pensando em substituir o consumo de refrigerantes pelos sucos de caixinha
ou em pó
(aquele de saquinho) para se tornar adepto de uma alimentação mais saudável, é
melhor parar um pouco e... Pensar novamente.
Os
sucos, exceto os naturais, feitos diretamente com as frutas, são tão ou até
mais prejudiciais à saúde que os refrigerantes, mas têm menos fama de 'vilões'
justamente pelo fato de a maioria ter em sua fórmula uma (pequena) quantidade
de fruta.
Um dos principais malefícios dos sucos industrializados é a quantidade de açúcar que eles contêm. Apenas um copo de um desses sucos industrializados — no caso, o de caixinha — contém mais da metade da quantidade recomendada de ingestão de açúcar diária pela Organização Mundial de Saúde (que é de quatro colheres de sopa, no total – incluindo os açúcares naturais encontrados nos alimentos).
A fórmula desse tipo de suco contém, em média, 29 gramas de açúcar para cada 200ml de produto, além de um alto teor de sódio e de aditivos químicos, como corantes, aromatizantes e outros componentes artificiais.
Os sucos em pó, vendidos em saquinhos, são ainda mais maléficos e causam, entre outros problemas, aumento na probabilidade de desenvolvimento de pedras nos rins. A fórmula deles contém, em média, apenas 1% de fruta.
Em entrevista, a nutróloga Melina Castro foi além. Segundo ela, a bebida também é altamente prejudicial às crianças alérgicas aos corantes e pode causar doenças respiratórias, tais como asma e bronquite.
O ideal, na verdade, é cortar definitivamente sucos industrializados e refrigerantes da alimentação diária, optando pela boa e velha água ou, então, pelas frutas. Quem não abre mão de bebidas gaseificadas, no entanto, deve optar pelas versões que levem adoçantes naturais, como xilitol e estévia, ou misturar frutas à água com gás.
"Suco mesmo é aquele feito da fruta, e na hora. Se estiver com muita pressa, polpa congelada é uma opção muito melhor do que os saquinhos. E também muito rápido de fazer", ensinou a nutricionista.
Fonte: Saudável