A
partir desta segunda-feira (21), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
deixa de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e
aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez
de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de
requerimento, eliminando a etapa do agendamento.
Antes,
o segurado precisava agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar
o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento
pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à
agência.
Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância.
Segundo o INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.
Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS.
O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.
Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis:
Alterar meio de pagamento
Atualizar
dados cadastrais do beneficiário
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
Atualizar
dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf
Cadastrar
Declaração de Cárcere
Cadastrar
ou atualizar dependentes para salário-família
Cadastrar
ou renovar procuração
Cadastrar
ou renovar representante legal
Desbloqueio
do benefício para empréstimo
Desistir
de aposentadoria
Emitir
Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados
Pensão
por morte
Emitir
Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS
Reativar
benefício
Reativar
benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no
mercado de trabalho
Renunciar
a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
Solicitar
Pagamento de Benefício não Recebido
Solicitar
valor não recebido até a data do óbito do beneficiário
Suspender
benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de
trabalho
Transferir
benefício para outra agência
Fonte: Agência Brasil