quinta-feira, 10 de maio de 2018

FALTA DE AUXILIAR: Crianças com necessidades especiais estão sendo prejudicadas em escolas municipais

Mães buscaram apoio através do Blog Extra Parnaíba para reclamar da ausência de Auxiliar de Educação Especial na rede municipal de ensino. A cidade não está cumprindo a legislação, pois a Lei federal garante que cada criança com deficiência tem o direito de ter um auxiliar de educação especial.
A mãe de uma criança com necessidades especiais relatou ao Extra que, sua filha está sem auxiliar. “Ela passa o tempo só andando pela escola enquanto as outras crianças estão em sala de aula. Ela não está desenvolvendo nada. Minha filha tem atestado que solicita um profissional para acompanha-la”.

A função do Auxiliar de Educação Especial - AEE é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para a eliminação das barreiras para a plena participação dos alunos, com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. O referido atendimento complementa e/ou suplementa o processo de escolarização dos alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

Atenção, Conselho Municipal de Educação!
Atenção, Ministério Público Estadual!

Por Tacyane Machado