sábado, 21 de abril de 2018

SOS INSTITUTO HISTÓRICO: Grupo se reúne para tratar sobre ações em prol de patrimônio histórico de Parnaíba

Após mobilização de historiadores, pesquisadores, estudantes do patrimônio e membros do Instituto Histórico, Geográfico e Geneológico de Parnaíba – IHGGP, foi realizada reunião, no prédio da instituição para tratar sobre a grave situação do espaço, que é um dos locais mais importantes da história do Piauí.
O presidente do IHGGP iniciou as discussões, apresentando dados que refletem a degradação do espaço, como também agradeceu a participação de todos os presentes, entre eles, os historiadores, Diderot Mavignier, professor Hélcio Carvalho, vereadora Fátima Carmino, Mário Pires, representantes do curso de História da Uespi e Inta, além de professores historiadores, que fazem parte do mestrado em artes, patrimônio e museologia.

O Instituto já foi violado mais de vinte vezes, onde peças importantes foram roubadas, entre elas, coleções inteiras de objetos, como também, várias peças de um importante acervo bibliográfico. Devido aos constantes arrombamentos, portas foram lacradas para evitar que os danos sejam ainda maiores. 
Uma das situações que mais tem entristecido os historiadores, diz respeito à intervenção que a Prefeitura de Parnaíba tem realizado no prédio, desde a instalação do Centro Pop, como também, a recente mobilização para construir fossas sépticas numa área preservada, que ainda deverá passar por intervenções arqueológicas. Segundo eles, o local não é adequado para o funcionamento de um espaço como o Centro Pop. A Secretaria Municipal de Infraestrutura desafiou todas as falas que tem sido feitas em torno da preservação e mandou “despejar” material de construção no local, como os tijolos registrados na imagem.

A Prefeitura de Parnaíba está iniciando os trabalhos de forma "tímida" com homens da empresa SN Ambiental, que não presta serviços deste porte. Não há nenhum estudo por parte do poder público municipal no sentindo de preservar. Qualquer intervenção precisa ser avaliada e feita de forma responsável por uma empresa que seja especialista no ramo.
Na ocasião, ficou decidida uma data para uma audiência pública, que deverá tratar sobre o assunto, além de outras ações que mobilizarão a comunidade sobre a importância do Instituto para Parnaíba e para preservação da identidade do município.

Por Tacyane Machado