O número reduzido de viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência – SAMU tem comprometido o atendimento de populares. O serviço que
também atende a demande de municípios vizinhos tem passado por momentos de
crise, principalmente no que diz respeito à estrutura oferecida para os
servidores.
Recentemente, comissionados da Prefeitura de Parnaíba,
estamparam em suas redes sociais, um enfileirado de automóveis voltados para o
atendimento em saúde, mas a realidade é outra! Segundo informações, o SAMU
atualmente dispõe de apenas duas viaturas, uma básica e uma avançada, número
insuficiente para a cidade, que possui mais de 150 mil habitantes.
Os trabalhadores que fazem parte desse serviço estão passando por situações totalmente desrespeitosas, entre elas, a serem submetidos a comprarem o próprio fardamento, pois a gestão municipal não fornece esse básico. Outro ponto importante para ressaltar, é que os servidores estão disponíveis para cumprir todas as ocorrências, mas sem a estrutura suficiente e adequada, é difícil executar as ações.
Uma única equipe já chegou a realizar quase trinta atendimentos em uma noite. Vale ressaltar que, o SAMU em doze anos de existência no município, tem profissionais que trabalham com excelência quanto à práticas de suas atividades.
É lamentável o descaso! Tanto a população, como também os servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência são vítimas de uma gestão que não tem compromisso nenhum com a saúde pública. Nesse momento, há uma necessidade urgente, de mobilização popular, para que possam auxiliar esses servidores da saúde como também, para que aconteça o melhoramento urgente da estrutura básica para que os atendimentos aconteçam normalmente.
Por Tacyane Machado