sexta-feira, 23 de março de 2018

Não existe pai da criança, diz Alex Marinho sobre aprovação da UFDPAR

Uma das falas que mais chamou atenção na coletiva de imprensa organizada pelo diretor da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Reis Veloso, diz respeito à aprovação do projeto para a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba por desmembramento da UFPI. Conforme Alex Marinho, não existe “pai da criança” no que diz respeito a essa grande conquista, mas sim, o envolvimento de muitas pessoas que tem contribuído para que tudo se concretize.
Prof. Dr. Alexandro Marinho (Diretor do Campus Ministro Reis Velloso)
Prof. Dr. Anderson Guzzi (Coordenador de Pesquisa do Campus Ministro Reis Velloso)
O professor Dr. Alexandro Marinho ressaltou que para a criação da nova universidade, foram várias etapas percorridas. Lembrou que o processo de expansão da UFPI, ocorrida no ano de 2007, durante o governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Antes, o campus possuía apenas quatro cursos de graduação. Hoje, são dozes cursos de nível superior, além das pós-graduações. Foram lembradas, as participações de políticos que também contribuíram com todo o processo da criação e implantação da UFDPAR, entre eles, o deputado federal Paes Landim.
No último dia 20 de março, foi aprovado na Câmara Federal, Projeto de Lei nº 5272/2016, de autoria do poder executivo, que cria a Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPAR, por desmembramento da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Agora o projeto segue para a sanção presidencial.

Marinho relatou que docentes da instituição tiveram um papel fundamental na elaboração do projeto de criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Entre os participantes da comissão,
Prof. Dr. Alexandro Marinho (Diretor do Campus Ministro Reis Velloso), Profa. Dra. Ivanilza Moreira de Andrade (Vice-Diretora do Campus Ministro Reis Velloso), Prof. Dr. Gildário Dias Lima (Coordenador de Planejamento do Campus Ministro Reis Velloso), Prof. Dr. Anderson Guzzi (Coordenador de Pesquisa do Campus Ministro Reis Velloso), Prof. Dr. Baldomero Antonio Kato da Silva (Coordenador do Comitê de Ética do Campus Ministro Reis Velloso), Profa. Dra. Alessandra Tanuri Magalhães (Professora do Curso de Fisioterapia do Campus Ministro Reis Velloso), Profa. Dra. Karina (Professora do Curso de Medicina do Campus Ministro Reis Velloso) e Prof. Dr. Severino (Professor do Curso de Medicina do Campus Ministro Reis Velloso).
Foi tratado sobre questões institucionais do novo campus, onde Alex Marinho destacou que, inicialmente não serão criados novos cursos, porque o objetivo é organizar a estrutura administrativa para que busquem novas graduações. Além disso, serão realizados concursos públicos para preenchimento dos quadros da instituição. Outro ponto importante diz respeito à estrutura financeira, que deixará de ser dependente e passará a contar com um orçamento próprio, que oportunizará o crescimento da universidade.
Hoje, a Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba, além de campo teórico, tem conseguido alcançar a sociedade através da parte prática, como assistência psicológica, clínica de fisioterapia, escola de aplicação, dentre outras atividades que fazem o elo entre a comunidade e a instituição.

Por Tacyane Machado