sábado, 25 de julho de 2015

Rei do Cangaço de Parnaíba vence o festival regional São João da Amarração

Em uma noite de alegria, com várias apresentações culturais, a Prefeitura de Luís Correia encerrou o São João da Amarração, festa tradicional junina realizada pelo poder público municipal. As apresentações aconteceram na praça ao lado do ginásio poliesportivo no centro da cidade.
No concurso de quadrilhas adultas, a Rei do Cangaço de Parnaíba venceu e em segundo lugar ficou a junina Balança Mas Não Cai, também do município de Parnaíba. Outras duas estavam previstas para se apresentar no festival, a Balança Murici de Murici dos Portelas e Lumiar de Parnaíba, mas desistiram de concorrer no São João da Amarração.
No início da noite, houve a apresentação do grupo 7 Véus, que fez uma apresentação de dança do ventre, com um repertório diferenciado que foi desde as músicas tradicionais para o estilo da dança como músicas voltadas às festividades juninas. Se apresentou também, a rainha 2015 do município de Luís Correia. Logo depois, a quadrilha de Luís Correia, Amor Caipira, se apresentou para o público presente.

O Grupo Cultural Balança mas não cai apresentou um tema inspirado na emoção, no amor ao São João. A junina mais antiga do município de Parnaíba, tem como temática central, “A magia da vida: o amor”, que resgata todo o sentimento das festas de São João.

A história de amor de Assum Preto e Asa Branca do mestre Luiz Gonzaga embalaram a a apresentação da Quadrilha Junina Rei do Cangaço na última noite do São João da Amarração em Luís Correia. Com o tema “Que história é essa?”, o grupo conquistou o primeiro lugar no festival.

O tema da campeã abordou a história de Assum Preto, pássaro símbolo de uma música de Luiz Gonzaga que teve os olhos furados por membros do cangaço, e desde então ficou preso para que cantasse de dor. Sua amada, Asa Branca, sofreu pela falta do companheiro. Mas, como toda linda história de amor, os dois tiveram um final feliz, abençoados pela Majestade Sabiá.

Outros resultados também foram favoráveis à Rei do Cangaço, como melhor marcador, melhor rei e rainha, melhor noivo e noiva.
Após os resultados dos diversos concursos, Camila Portela e Xote de Primeira se apresentaram no palco principal da praça Núbia Sueli em Luís Correia.

Quadrilhas Estilizadas

1º Rei do Cangaço          393, 5 pontos
2º Balança Mais não Cai    368, 5 pontos

Barracas

1º Quitanda da Roça
2º Vixe Maria
3º Maria Bonita

Balança mas não cai

Rei do Cangaço




Por Tacyane Machado