quinta-feira, 18 de março de 2021

Mototaxista vai a Júri Popular acusado de matar guarda em Parnaíba

A sentença da juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, foi dada no dia 9 de fevereiro

A juíza Maria do Perpetuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal de Parnaíba, pronunciou o mototaxista Francisco Mário Veras Ferreira para que vá a Júri Popular acusado de matar a facadas o guarda municipal Marcos Vinicius Santos Cronemberger e ferir outro durante uma abordagem na cidade de Parnaíba em 2020. A sentença foi dada no dia 9 de fevereiro.

A defesa do acusado em suas alegações finais requereu sua impronúncia por ausência de indícios suficientes do dolo do agente nos delitos lhe imputados e subsidiariamente a desclassificação para os delitos de lesão corporal seguida de morte e lesão corporal grave, remetendo-se os presentes autos para processamento no juízo singular.

A magistrada destacou na decisão que existem indícios suficientes da autoria evidenciados pelas provas oral e documental, “e assim, havendo indícios, a pronúncia se impõe”.

A juíza então julgou procedente o pedido do Ministério Público e pronunciou Francisco Mário para que seja submetida a julgamento pelo Tribunal Popular do Júri, além de negar a ele o direito de recorrer em liberdade.

Relembre o caso

Um guarda municipal identificado como Marcos Vinicius Santos Cronemberger foi assassinado a facadas por volta de 17h30, de 23 de setembro de 2020, e outro guarda ficou gravemente ferido, depois de terem sido atacados pelo mototaxista Francisco Mário Veras Ferreira durante uma abordagem de rotina, na Praça da Graça, localizada no centro histórico de Parnaíba.

De acordo com informações do coronel Pacífico, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Parnaíba, os agentes foram surpreendidos pelo suspeito, que depois do crime empreendeu fuga, deixando a motocicleta para trás. “Eles foram abordar um mototaxista que estava com moto sem placa e, durante a conversa, foram surpreendidos pelo mototaxista que estava com uma faca e acabou esfaqueando os agentes.

Ainda segundo o comandante os guardas chegaram a ser levados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), no entanto, um deles não resistiu aos ferimentos e faleceu, o outro foi levado para o centro cirúrgico.

Francisco Mário foi preso, no dia seguinte, na praia de Barra Grande, no vizinho município de Cajueiro da Praia, litoral do Piauí.

Fonte: GP1